Estava eu, a folhear o jornal da cidade, A Planície, quando me deparo com o seguinte título: «"Prisioneiros do Esquecimento" Novo livro de Valdemiro Correia», e pensei "Esta noticia tem de estar no blog".
Portanto aqui vai: É com orgulho que hoje apresentamos o mais recente livro de um membro da cidade de Moura e da família. Deixo-vos aqui a sinopse do mesmo e as nossas muito sinceras felicitações a Valdemiro Correia!
Título: Prisioneiros do Esquecimento
Autor: Valdemiro Correia
Páginas: 209
Sinopse: O livro tem 9 capítulos:
- 8 capítulos com histórias reais de ex-combatentes que sofreram traumas ou ferimentos de guerra, e/ou que, em consequência dos mesmos, suportaram os seu efeitos de forma abnegada; noutros casos, os efeitos traumáticos da guerra, tem levado alguns ex-combatentes a comportamentos extremos como tentativas de suicídio, alcoolismo, drogas, abandono de familiares, enfim ao afastamento social. As histórias são relatadas pelo Autor de forma romanceada, com um toque muito particular de forma a não ferir as susceptibilidades do leitor mais sensível.
Nestes 8 capítulos a abordagem de problemas relacionados com o SPTG - stress pós-traumático de guerra, é praticamente transversal, sendo actualmente o problema mais premente na vida de um número significativo de ex-combatentes.
- O 9.º capítulo retrata a falta de apoios e atenções por parte das tutelas governamentais que têm gerido o país após o 25 de abril de 74, a todos aqueles que sofrem (ex-combatentes e respectivas famílias e amigos chegados) as vicissitudes provocadas por catorze anos de conflitos.
O livro pretende ser um documento de alerta social, com um cunho solidário bem vincado. Finalmente, pretende homenagear todos aqueles que em dado tempo foram encaminhados para os meandros de uma guerra injusta, que se prolongou tanto, que 8.200 jovens pagaram com a própria vida, os erros e teimosias de políticos perversos, que não souberam em tempo útil fazer a leitura mais correcta para os interesses do país e dos seus filhos.
Agenda de Apresentação do Livro
JANEIRO 2013:
Data a estabelecer - Escola Secundária de Moura
25 de janeiro - Biblioteca Pública de Évora
FEVEREIRO 2013
Data a estabelecer - Auditório da Biblioteca José Saramago de Beja
MARÇO 2013
Casa dos Açores em Lisboa
ABRIL/MAIO 2013
Unidade Universidade dos Açores - Ponta Delgada
NOTA: Em Moura, o livro encontra-se disponível na Papelaria Jopal.
Boas Descobertas!
Sem comentários:
Enviar um comentário