segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Lista de Bergoglio

Boa tarde,

A Paulinas Editora publicou hoje, dia 11 de novembro, o livro A Lista de Bergoglio, da autoria de Nello Scavo.

Ficha Técnica


Titulo: A Lista de Bergoglio
Sub-titulo: Os que foram salvos por Francisco durante a ditadura
Autor: Nello Scavo
Editora: Paulinas Editora
Páginas: 208
Preço: 13,50€
Prefácio de: Adolfo Pérez Esquivel (Prémio Nobel da Paz)

Sinopse: «Bergoglio salvou muitos, muitos mais do que ele próprio poderá talvez recordar.»
Ninguém a começar pelo círculo mais próximo, absolutamente ninguém pareceu ter vontade de colocar-me na pista certa. Nem o sobrinho, o padre jesuita José Luis Narvaja, que, em Buenos Aires, dirige o Centro de Etudos Thomas Falkner. Nem Alicia Oliveira, magistrada e advogada que Bergoglio protegeu repetidamente. Nem o padre Juan Carlos Scannone, o grande teólogo argentino, que me contou a sua história, revelando pela primeira vez como escapou à perseguição. Em suma, nada de nomes. Nem sequer um traço ou uma pontinha da verdade que conduzisse à "lista" do padre Jorge. «Desculpa, mas a partir daqui és tu quem tem de descobrir o resto da história»; «Tenho a certeza que poderás compreender», responderam alguns deles perante as insistênias. Era como se houvesse um segredo ou um pacto de silêncio que procuravam manter.
Só me restava investigar. Chegar a Buenos Aires e ir de lá ao Uruguai e ao Paraguai até chegar a Itália, percorrendo as estradas que, segundo alguns relatos, levavam às histórias de vida daqueles que Bergoglio salvou. E foi isso que fiz.
Na Argentina, os militares tomam o poder. Rebenta o terror. O exército rapta e mata dezenas de milhares de pessoas, naquele processo trágico que ficou conhecido como o drama dos desaparecidos. Em Buenos Aires, de forma discreta mas heróica, o jesuita Jorge Mario Bergoglio salva todos os perseguidos que pode.
Hoje, aquele padre chega a papa com o nome Francisco. E os que foram ajudados por ele revelam como é que o jesuita Jorge , agindo em silêncio, os resgatava.

Boas Descobertas!

1 comentário:

  1. [A Lista de Bergoglio]
    «O tema tinha – e tem – tudo para fazer correr rios de tinta.»
    ROSA PEDROSO LIMA
    in «Atual», suplemento do semanário Expresso

    ResponderEliminar