segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Autor do Mês

Boa tarde,



Depois de alguns meses de interregno regressamos hoje à rubrica Autor do Mês, com o escritor português João Pinto Coelho.

O escritor nasceu em Londres no ano de 1967. No entanto, foi em Lisboa que viveu a maior parte da sua vida, com largos períodos nos Estados Unidos, onde chegou a trabalhar num teatro profissional, perto de Nova Iorque. Licenciou-se em Arquitectura em 1992.
Integrou duas acções do Conselho da Europa, que tiveram lugar em Auschwitz, na Polónia (2009, 2011), tendo trabalhado com diversos investigadores sobre o Holocausto.

Perguntem a Sarah Gross é o seu romance de estreia, onde o autor centrou grande parte da história em Auschwitz, antes e durante a ocupação nazi.  Com este romance João Pinto Coelho foi finalista do Prémio Leya 2014.
Para fazermos a nossa pesquisa, o próprio autor nos aconselhou a consulta, dos seguinte sites (que vos deixamos para vos "aguçar" o apetite sobre a sua obra:

  • http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemespecial/2015-08-13-Auschwitz-o-terceiro-nome
  • https://www.youtube.com/watch?v=SOhorIIBwoE
  • https://www.facebook.com/Perguntem-a-Sarah-Gross-1599462583605140/
  • http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/auschwitz-nasceu-num-lugar-feliz-1704049
Na reportagem do Jornal Público, um pequeno depoimento marcou-nos a "ferro". Perguntou-se a Roman Kent, sobrevivente de 95 anos, quanto tempo havia estado em Auschwitz, à qual ele respondeu: «A minha resposta é que não sei. O que sei é que um minuto em Auschwitz era como um dia inteiro, um dia era como um ano, e um mês era a eternidade. Quantas eternidades cabem na vida de um homem? Também não tenho resposta para isso.»

Boas Descobertas!

Sem comentários:

Enviar um comentário