quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Autor do Mês

Olá gente gira!

Chegou mais um mês e com ele mais um Autor do Mês, e quem é esse autor?

Decidimos dar esse titulo a uma autora, sim é uma mulher, da qual falámos em junho, na sequência do lançamento do seu primeiro livro, e que achamos vir a ter um futuro maravilhoso. Já descobriram quem é?
É a Alexandra Torres!
E que melhor forma de dar a conhecer alguém do que uma entrevista feita à própria autora?
Depois de uma pequena biografia apresentaremos a entrevista que a Alexandra, muito gentilmente nos concedeu.


Alexandra Torres nasceu em Lisboa, a 7 de Outubro de 1976. Estudou Design de Moda no Citex e na Academia de Moda, Artes e Técnicas do Porto.
A autora publicou recentemente o seu primeiro livro, em formato eBook, inserido da saga O Segredo dos Imortais, intitulado Passado.

Obras

Saga O Segredo dos Imortais

  • 2013 - Passado (eBook)

Entrevista

1- Fale-nos um pouco sobre si.
Bem, sobre mim posso dizer que o gosto pela leitura começou muito cedo e a escrita surgiu naturalmente em simultâneo. Embora o meu percurso profissional  nem sempre tenha estado unido aos livros, nunca abandonei o meu sonho e há cinco anos embarquei na aventura de escrever o primeiro romance. Com um pouco de teimosia, disciplina e a inerente necessidade de criar outros mundos dei asas à minha verdadeira paixão.

2 - Qual o seu autor favorito?
São vários autores por cuja obra sinto verdadeira admiração, no entanto, gostaria de destacar duas autoras portuguesas que além de admirar, são também motivo de inspiração. Ana Teresa Pereira pela singularidade da sua escrita e Sandra Carvalho pelo universo fantástico que criou.

3 - Qual o livro que mais gosta? E porquê?
Aqui poderia referir mais de um titulo, pois é muito difícil escolher um único livro de entre todos os que gostamos. mas vou referir um livro que li há relativamente pouco tempo e que me deslumbrou pela elegante atmosfera de magia e riqueza de pormenores narrativos. Falo do livro de Susanna Clarke, Jonathan Strange & o Sr. Norrell.

4 - Como surgiu a ideia para esta saga?
Não recordo o momento exto em que surgiu a ideia para a saga. Acho que foi como uma necessidade que foi crescendo á medida que as ideias iam surgindo. Em menos de um ano perdi três familiares e creio que do sofrimento adveio essa necessidade de criar uma solução que atenuasse a dor, ainda que fosse na ficção. Daí surgiu a ideia da imortalidade. E depois de muitas pesquisas encontrei na alquimia a matéria prima para desenvolver uma história em torno de um grupo de imortais seculares.

5 - Como é todo o processo de pesquisa? E de escrita?
A pesquisa começa pela escolha do tema e prossegue com a selecção dos livros que serão a minha fonte de informação ao longo do processo de escrita. Quando preciso de visualizar uma imagem relacionada com o que li, por vezes também recorro à internet. Tal como aconteceu com alguns dos tratados e manuscritos antigos de que falo no Passado, nomeadamente o Manuscrito Voynich. Na escrita, já não sou tão metódica. Escrevo em qualquer parte e em qualquer pedacinho de papel. O que acaba por gerar um amontoado de papeis!

6 - Identifica-se com alguma das personagens? Porquê?
Talvez me identifique mais com a Alma Parker. A Alma transmite fragilidade, mas revela uma personalidade forte perante a adversidade.

7 - De quantos livros será composta a saga?
A saga é composta por três livros, onde darei a conhecer a história dos imortais e a origem destes, revelando ao longo dos três volumes a formula que lhes concedeu a imortalidade.

8 -  O que fará os leitores quererem ler "O Segredo dos Imortais"? O que é que a história nos trás de novo?
Baseando-me nas mensagens que tenho recebido dos leitores e na minha experiência enquanto escrevia O Passado, creio que a característica principal desta saga é a proximidade entre a ficção e a realidade. Como se realmente estivéssemos prestes a descobrir o maior segredo da humanidade. Por outro lado, a descoberta do primeiro amor, narrada pelos dois protagonistas torna-se irresistível à medida que a Alma vai desvendando os segredos do Julian.

9 - Tem em mente um novo projecto? Pode levantar uma pontinha do véu?
Neste momento, o projecto que tenho em mente e no qual estou imersa é a continuação do Passado. Mas antes da segunda parte da saga, talvez surja uma outra história. Uma surpresa para os leitores!

Obrigada Alexandra pela disponibilidade!

Boas Descobertas!





Sem comentários:

Enviar um comentário